Laboratório de Tecnologia Mineral

As já tradicionais listagens dos pesquisadores entre os 2% com maior repercussão de suas publicações do mundo (August 2024 data-update for "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators") foram há pouco divulgadas e temos duas ótimas notícias: O Prof. Luís Marcelo Tavares subiu substancialmente em ambos os rankings, enquanto nosso pesquisador pós-doutor, o Gabriel Pantoja Barrios, marcou sua presença pela primeira vez em uma delas!

Um dos rankings lista os pesquisadores com base em todas as citações recebidas ao longo de sua carreira, enquanto o outro lista os pesquisadores de maior destaque considerando apenas citações recebidas em 2023. Ambas as listas incluem os 2% dos pesquisadores em cada uma das várias áreas de atuação.

No caso do Prof. Tavares o destaque é sua ascensão no ranking principal, que trata de citações recebidas ao longo de toda sua carreira. Ele subiu mais de 10 mil posições, agora sendo listado entre os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo, tendo subido para a posição 96.727. Dentre os pesquisadores que atuam no Brasil, subiu mais de 40 posições, agora ocupando a posição 279. De todos os pesquisadores do mundo que atuam na área de mineração e metalurgia (Mining & Metallurgy), subiu de 38 para 35. Atualmente é o pesquisador da COPPE com mais alto ranking.

No caso do Gabriel P. Barrios o destaque foi seu ingresso na lista dos pesquisadores com maior destaque no mundo com base nas citações recebidas em 2023. Ele está ocupando a posição 789.448, dentre um total de mais de oito milhões de pesquisadores, ficando na 7ª posição dentre os pesquisadores que atuam no país na área de Mining & Metallurgy! Nesse mesmo ranking, o Prof. L. Marcelo Tavares ocupa a posição 28.084 e o 1º lugar nessa mesma área no Brasil.

Embora nessas listas constem os indivíduos, essa posição de destaque alcançada pelos pesquisadores é fruto de todo o trabalho em equipe do corpo social do LTM!

Topo